top of page
Buscar
  • Foto do escritorAna Rita Conceição

Envelhecimento Activo

Envelhecimento Activo é matéria para muitas temáticas, porém existe uma que acredito vir prontamente à memória do leitor, actividade física. Costumo dizer que existem duas grandes áreas, cujo os primeiros relatos são milenares, e que embora muito abrangentes, constituem assunto actual até ao presente dia, falo dos benefícios da Alimentação e da Actividade Física. Contudo a actividade física na pessoa idosa é temática relativamente recente, que conta com poucos adeptos, ainda que fervorosos, mas que acredito ser merecedora de algum destaque e atenção.


Hoje guiarei o leitor para um dos exemplos mais próximos que tenho, pois acompanho-o enquanto fisioterapeuta há vários anos e 33 anos enquanto neta. Bernardino Pacheco Pereira, de 84 anos, atleta profissional desde os 64 anos, iniciou a sua jornada atlética após ter-lhe sido diagnosticado uma Tromboflebite grave na perna, tendo estado na eminência de perdê-la em bloco cirúrgico. Pessoa relativamente sedentária, de refeições ricas em sal e gorduras, Bernardino viu a sua vida alterar em 180 graus, após cirurgia. Por intolerância às meias de compressão, obteve indicação médica de iniciar caminhadas diárias de 30 minutos, e assim o fez. Destas caminhadas, com o passar do tempo, surgiu a motivação física e psicológica de alargar as suas passadas e de percorrer distâncias mais longas, iniciando assim os seus treinos em modo corrida. Uma corrida levou a outra, e hoje é medalhado e galardoado nacional e internacionalmente pelo mérito das suas provas, e pelo exemplo que representa.


E assim nasceu um atleta profissional que é hoje alvo de cobiça por parte de qualquer jovem.


A escolha de Bernardino Pereira foi e é o Atletismo. Este atleta vem mudar este paradigma de que a doença é a data limite da qualidade de vida, e que a pessoa idosa é em parte o que deseja ser. Exemplo vivo de que a prática física regular é muito vantajosa, mesmo quando se inicia numa idade mais avançada.


O atletismo é uma modalidade entre tantas outras à nossa escolha, como amadores ou profissionais. O Santo Graal da questão está no iniciar uma actividade física adaptada às características individuais de cada um e ao correspondente gosto pessoal.


Contudo, e apesar de se colher vários benefícios, a atividade física requer conhecimento e informação. Iniciar uma actividade física na pessoa idosa sem conhecimento médico é um risco. Aconselhe-se sempre com profissionais habilitados e credenciados para obter os benefícios que deseja.


É desportista amador? Pretende iniciar alguma actividade?


Coloque as suas questões via telefónica (912994916) ou por email: info@espacomaisvida.pt

e esclareça as suas dúvidas e/ou receios.






18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page